top of page

Dicas de segurança para condomínios em época de chuvas!

Todos os anos, inúmeras regiões do Brasil sofrem com as fortes chuvas. Acontecem desabamentos, enchentes, quedas de raios e árvores, acidentes, mortes...


Por isso, os condomínios precisam, a partir de agora, se preparar para garantir mais segurança aos moradores e as pessoas que trabalham no local.


Continue a leitura e veja dicas de segurança valiosas para condomínios em época de chuvas.


Os meses de outubro e novembro são os melhores para isso.

Diversos problemas que acontecem durante esta época do ano, muitas vezes podem ser evitados ou minimizados com certas medidas de segurança, bem como manutenções e prevenções. Veja!


Checklist

Como dissemos no começo do artigo, os meses de outubro e novembro são os ideais para começar a se preparar para esse período de chuvas.

Isso porque, dessa forma, o síndico poderá avaliar e conferir toda a infraestrutura do local e questões relacionadas à segurança dos condôminos.


E, caso precise de ações, terá tempo hábil para fazê-las, sendo assim, nós separamos a seguir um checklist para ser levado em conta na hora de fazer essas análises e verificações:


Limpeza

É importante que as calhas, as grelhas, os ralos, as tubulações, as caixas de esgoto e o poço do elevador estejam limpos.


Calhas e telhados

É fundamental verificar como está o estado de conservação das calhas e dos telhados, para que, se necessário, sejam feitas trocas ou reparos.


Árvores

É essencial também verificar as condições das árvores no condomínio e se existe a necessidade de podá-las. Até porque durante este período sempre há casos de quedas de árvores.


Iluminação de emergência

É importante conferir como está o estado das lâmpadas, se estão funcionando bem ou se precisam ser trocadas. Em caso de queda de energia, ficar com a iluminação limitada (ainda mais a noite) é bastante complicado e arriscado.


Elevador

Os cuidados com o elevador precisam ser redobrados para períodos chuvosos, além disso, as manutenções devem estar sempre em dia!

Assim, se houver qualquer problema, ele facilmente será resolvido e ninguém terá consequências mais graves.


Gerador

É essencial também fazer uma revisão geral dos geradores e testá-los antes das fortes chuvas chegarem, para que assim, em caso de quedas de energia, eles sejam acionados e funcionem como o esperado.


Para-raios

Outro ponto importante que merece atenção dos síndicos diz respeito ao pára-raios.

Isso porque, este dispositivo precisa estar com as manutenções em dia e precisa ser instalado por profissionais, que elaborem o projeto de SPDA e o deixem em conformidade com as normas regulamentadoras.

Dessa forma, o condomínio terá uma boa proteção contra raios (e que são bastante comuns em dias de chuva) durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.


Superfícies escorregadias

Durante tempestades é importante também colocar sinalizações e avisos em relação a superfícies que são escorregadias. Assim, tal ação tende a evitar quedas e acidentes.


Portaria virtual/remota

Para condomínios que utilizam portaria virtual/remota, é importante que o síndico entre em contato com a empresa responsável pelo serviço e se informe a respeito de procedimentos e ações em caso de situações ocasionadas pelas fortes chuvas.


Proibições

Em dias de fortes chuvas, é importante também que o uso de playgrounds, quadras e piscinas não seja permitido.


Inspeção de rejuntes

Muitas vezes em períodos chuvosos, surgem as indesejadas infiltrações nas paredes, fachadas e muros.

Portanto, antes que isso aconteça, é importante procurar com uma certa antecedência técnicos que façam a inspeção e manutenção preventiva dos rejuntes.


Conscientização

Por fim, outro aspecto importante para garantir mais segurança em condomínios em épocas de chuvas é conscientizar a todos que moram e trabalham no local.

Isto é, informar, orientar e dar dicas aos moradores/funcionários do que fazer (ou não fazer) durante tempestades, seja em seus lares ou no condomínio em si.


E então, o seu condomínio está preparado para receber essas fortes chuvas?


Comenta aqui embaixo se você já sabia dessas dicas e quais delas são utilizadas em seu condomínio.



Se você gostou da ideia de ter um sistema mais prático e seguro no seu condomínio, clique no botão abaixo e preencha o cadastro para participar do evento SÍNDICO EXPERIENCE, o maior evento on-line para síndicos de todo o Brasil.


É só clicar no botão abaixo, preencher o cadastro e aguardar. Você receberá o link para participar do evento em seu email.



56 visualizações0 comentário

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page