top of page

Dicas para melhorar a administração condominial

A administração condominial vai além de pagar as contas e gerenciar as manutenções, o síndico precisa estar ciente da complexidade de garantir a segurança e a paz entre os moradores.


Apesar da sua experiência no cargo, revisar e reavaliar as ações de vez em quando é realmente necessário. É muito comum que deixemos passar alguns pontos, por isso é importante revisar a sua rotina.


Continue a leitura e veja dicas valiosas para melhorar a administração condominial.


Independente da forma de gestão, sempre há desafios comuns a todos. Para ajudar, listamos as principais prioridades que devem estar presentes na rotina, evitando grandes problemas futuros e tornando tudo mais eficaz:


1. Mantenha as contas e documentos em ordem

Essa é a parte mais burocrática da administração condominial, mas uma das mais importantes. Todos os documentos devem estar sempre em ordem para contribuir com a gestão. Se quiser facilitar o processo, pode manter tudo digitalizado, isso facilita o compartilhamento e evita extravio/perda.

É importante ressaltar que há outros documentos e contas que devem ser guardados além das contas de luz e água, tais como: comprovantes de prestação de serviços, atas de reunião, lista de bons fornecedores, orçamentos realizados antes da contratação de serviços, entre outros.

Nesse ponto, o principal benefício é a transparência de todos os processos e uma grande garantia jurídica.


2. Reavalie a segurança

De longe, a segurança é um dos principais benefícios dos condomínios e, por conta disso, deve ser uma prioridade na administração.

Para garantir que a segurança esteja em dia, avalie os pontos fracos e fortes do condomínio, liste prioridades, faça orçamentos e apresente soluções para os moradores. Se o seu serviço de segurança atual não está sendo suficiente ou eficiente, preencha o cadastro no final desta página para receber orçamentos das melhores empresas de segurança eletrônica da sua região.


3. Treine os seus funcionários

A boa administração também precisa de bons funcionários. Não importa se há 2, 5 ou 20, todos devem seguir as regras de conduta (que devem estar claras). Também é importante que não haja acúmulo de funções, algo que é comum mas muito prejudicial, podendo levar até a processos judiciais.


4. Seja transparente e firme

Os estatutos e manuais do condomínio são como se fossem leis internas do condomínio, servindo para embasar as ações do síndico e evitar desentendimentos. Caso o seu condomínio não tenha esses documentos, já passou da hora de convocar uma reunião para a elaboração do manual. É através desse documento que todos podem ficar cientes das regras e segui-las.


5. Peça ajuda

A administração condominial é complexa e trabalhosa, não hesite em pedir ajuda se você não souber muito sobre o assunto. Inclusive, em muitos casos, é recomendado contratar serviços de empresas especializadas no assunto. O síndico deve ser competente na função, transparente e justo, porém, não pode exercer outras áreas e funções que estão além do seu cargo. O diálogo é a chave principal para uma boa administração condominial, os moradores devem ajudar também.


Caso tenha dúvidas sobre o assunto, é só deixar o seu comentário que iremos responder o mais breve possível! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar as dicas que podem ajudar o seu condomínio.


Se você gostou da ideia de ter um sistema mais prático e seguro no seu condomínio, clique no botão abaixo e conheça mais sobre a nossa tecnologia.



14 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page