Você já parou para pensar em toda a tecnologia que foi necessária para levar o homem até a Lua?
Foram anos de pesquisa e bilhões em investimento para criar uma quantidade enorme de novas tecnologias, espalhadas por diversos ramos diferentes. Foi preciso desenvolver novos tipos de propulsores para os foguetes, equipamento e vestuário capaz de proteger os astronautas, além, é claro, de um computador super potente que fosse capaz de gerenciar todos os sistemas da Apollo 11.
Agora, e se eu te disser que o celular que você possuí hoje é mais poderoso que o computador da NASA, aquele mesmo que levou o homem à Lua? E ele não só é mais poderoso, como ele possivelmente é MILHARES de vezes mais poderoso.
Pois é. Enquanto o computador principal da Apollo 11 tinha apenas 48 KB de memória, o que resultava em um processamento de 1024 kHz, um celular médio como o Galaxy A5 possui 3 GB de memoria e um processamento de 1.9 gHz. Se formos utilizar a mesma medida do computador da Apollo 11, podemos dizer que esses 3 GB de memória equivalem a mais ou menos três milhões de KB. Lembremos: o computador da NASA só tinha 48 KB.
Isso significa que o computador da Apollo 11 era ruim? Não necessariamente!
Para os padrões de hoje, aquela máquina pode parecer risível, porém a NASA estava empregando o que existia de mais moderno naquele momento. Isso só nos mostra o quanto nós conseguimos evoluir tecnologicamente no decorrer dos últimos anos.
O fato de termos um super computador - literalmente - na palma das nossas mãos, significa não apenas que temos acesso fácil e barato a algumas tecnologias impressionantes. Mais do que isso. Significa que temos uma quantidade enorme de facilitadores presentes em cada um dos momentos mais singelos do nossos dia-a-dia.
Enquanto a NASA utilizou 48 KB para levar o homem à lua, a gente pode contar com alguns gigabytes para trazer facilidades de todos os tipos, incluindo alguns exemplos, como:
Podemos falar à qualquer momento com aqueles que mais amamos, mesmo que eles estejam no outro lado do mundo;
Podemos nos informar constantemente a respeito de notícias e acontecimentos;
Podemos nos divertir com diversos meios de entretenimento, incluindo filmes e jogos;
E, claro, também podemos transformar o nosso celular em uma chave para abrir o nossos condomínio com toda a segurança possível.
A ONE utiliza o que há de mais moderno em tecnologia atualmente para desenvolver soluções práticas e seguras, como a central Córtex e o aplicativo QR Token. Assim, você pode contar com tecnologias que parecem vindas de outro mundo para trazer segurança para o seu dia-a-dia, hoje e sempre.
Comments